Definição e Composição da Tinta
  • Tinta é uma mistura, devidamente estabilizada de pigmentos ativos e inertes em uma resina, formando uma película sólida, fosca ou brilhante, com a finalidade de proteger e embelezar uma determinada superfície.
  • Resina

    Resina é a parte não-volátil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos e é responsável pela transformação do produto, do estado líquido para o sólido, convertendo-o em película. As resinas são responsáveis pelas propriedades físico-químicas da tinta, determinando, inclusive, o uso do produto e sua secagem.

  • Pigmentos

    Material sólido finamente dividido e insolúvel. São utilizados para dar cor, opacidade, certas características de resistência e outros efeitos. São divididos em pigmentos ativos, que conferem cor/opacidade, e inertes (cargas), que conferem certas propriedades, tais como diminuição de brilho e maior consistência..

  • Aditivos

    Ingredientes que proporcionam características especiais às tintas. São utilizados para auxiliar nas diversas fases de fabricação e conferir características necessárias à aplicação.

  • Solventes

    Líquidos voláteis, geralmente de baixo ponto de ebulição, utilizados na diluição de tintas e correlatos. São classificados em solventes ativos ou verdadeiros, latentes e inativos.